Em uma semana, o Rio Negro desceu 52 centímetros em Manaus e atingiu 25,34 metros nesta segunda-feira (29). Entre os dias 23 e 29 deste mês as reduções diárias variaram entre 7 e 8 centímetros, segundo o boletim diário divulgado pelo Porto de Manaus. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) aponta que o nível está 26 centímetros abaixo da normalidade para o período.
Para o SBG, o Rio Negro em Manaus está em processo de recessão com um mês de descidas regulares e a comparação a taxa comum do nível das águas para o período não apresenta uma redução extraordinária no momento.
Quanto as calhas que influenciam a vazante em Manaus e na região metropolitana da capital do Amazonas, o SBG informou que o rio Solimões, em Tabatinga, registrou descidas mais acentuadas no último fim de semana e atualmente aponta níveis abaixo da normalidade. As demais estações do Solimões (no caso de Fonte Boa, Itapéua e Manacapuru) devem acompanhar essas descidas.
Já para o Rio Branco, o processo de enchente acontece com algumas oscilações, os níveis estão no limite superior da normalidade, sendo que as máximas ocorrem normalmente até o mês de agosto.
O alto rio Negro iniciou a recessão em julho e os níveis em São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro são considerados normais para o período. Essa região, mais ao norte da bacia tem chuva prevista para os próximos 15 dias. Já o rio Purus apresenta níveis baixos para o período e próximo do intervalo das mínimas. Com descidas na ordem 10 centímetros diários.
*Fonte: Acrítica