Portal Castello Connection
Mundo

Venezuela aprova mandado de prisão contra Javier Milei, presidente da Argentina

A irmã dele, Karina Milei, secretária-geral da Presidência, e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, também são alvo da ação.

Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela aprovou nesta segunda (23/09) um mandado de prisão preventiva contra o presidente da Argentina, Javier Milei. A decisão foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores do governo de Nicolás Maduro, Yván Gil Pinto.

A justiça venezuelana acusa Milei de roubo agravado, privação ilegítima de liberdade, interferência ilícita na segurança operacional da aviação civil, inutilização de aeronaves e associação criminosa. A irmã dele, Karina Milei, secretária-geral da Presidência, e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich, também são alvo da ação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O mandado de prisão preventiva contra Milei e aliados é uma retaliação do governo de Nicolás Maduro ao episódio envolvendo um avião da Venezuela confiscado em 2022 na Argentina.

Fabricado por uma companhia aérea do Irã, o avião envolveu uma longa disputa judicial que terminou no início deste ano. A empresa iraniana que construiu e vendeu a aeronave é alvo de sanções dos Estados Unidos, que solicitou o confisco do Boeing 747 da Embratur ao governo argentino. O pedido foi acatado em janeiro deste ano.

Nas últimas semanas, Milei e Maduro trocaram farpas publicamente: Maduro se referiu a Milei como um “fascista”, “nazista” e “erro da história”, enquanto o mandatário argentino, que não reconhece a reeleição controversa de Maduro, o chamou de “ditador” e “socialista empobrecedor”.

Há poucos dias, o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, fez uma ameaça ao presidente argentino durante uma transmissão ao vivo de um programa de televisão. Cabello disse: “Venha aqui para a Venezuela, Milei, dar uma volta. Para ver se é verdade que você é louco”.

*Com informações de Metrópoles, Exame e CNN Brasil.

Relacionados

ApexBrasil defende avanço do Acordo Mercosul-União Europeia em evento sobre parceria estratégica dos blocos, na Bélgica

Brasil 61

EUA e China firmam trégua na guerra comercial e reduzem tarifas

Ingrid Galvão

VÍDEO: Avião cai no Quênia e mata 11 turistas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais