Portal Castello Connection
CidadeCultura

Teatro Amazonas recebe lançamento do Festival de Cirandas de Manacapuru

Com entrada gratuita, o público irá acompanhar as apresentações das cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura nesta sexta-feira (2).

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (2), as cirandas de Manacapuru atravessam a Ponte Rio Negro para se apresentarem no Teatro Amazonas. O Festival de Cirandas de Manacapuru chega à sua 26ª edição, com formato de lançamento inédito, com as cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura ocupando o palco do teatro.

O espetáculo terá início às 20h, classificação livre e entrada gratuita, por ordem de chegada. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o 26º Festival de Cirandas de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) será realizado nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, no Parque do Ingá, conhecido como ‘Cirandódromo’.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância do festival, que fomenta diferentes segmentos, além do aspecto cultural.

“O 26º Festival de Cirandas de Manacapuru será coroado com o lançamento inédito, no palco do Teatro Amazonas. Será um momento muito especial, confirmando a força de um festival que dialoga com o folclore dos povos amazônicos e, mais que isso, movimenta o município, gera emprego e renda, aquece o comércio e o turismo local”, assegura o secretário.

A estreia das cirandas no Teatro Amazonas é um momento ímpar na trajetória dos cirandeiros, aguardado com expectativa também pelos representantes das agremiações, que assumem a missão de promover um grande espetáculo para o lançamento.

Seguindo a ordem de apresentação deste ano, a Ciranda Tradicional, atual bicampeã, abre a programação de sexta.

“Cada vez e, a cada passo novo que a gente dá, é importante para o engrandecimento do nosso festival. Essa nossa estreia no Teatro Amazonas, com certeza, vai ser um momento muito marcante, um upgrade, e isso tem deixado a gente muito feliz. Com certeza vamos preparar o melhor show possível para esse evento”, assegura Thyago Cavalcante, diretor de artes da Tradicional, que tem 39 anos de existência.  

O vice-presidente da Ciranda Flor Matizada, Andrinho Demerson, avalia a participação dos cirandeiros no teatro como uma oportunidade que, até então, era distante.

“Imagina os cirandeiros podendo dizer que vão fazer uma apresentação no Teatro Amazonas. Eu fui cirandeiro e não tive essa oportunidade. Então, dar esta oportunidade a eles é muito gratificante. É um brinde ao nosso trabalho”, declara Demerson. A Flor Matizada completa 44 anos de história, sendo a pioneira de Manacapuru.

Encerrando a noite de sexta, a caçula das cirandas, com 35 anos, Guerreiros Mura, sobe ao palco do centenário teatro. A diretora geral da agremiação, Erondina dos Anjos, revela que o grupo recebeu a notícia com muita alegria.

“Acho que a gente ainda está pisando em nuvens. Então, vamos preparar um grande espetáculo para o público conhecer a ciranda e também para quem já conhece. Agora a nossa missão é essa, fazer um grande espetáculo”, comemora Erondina.
*Fonte: Acrítica

Relacionados

Festival das Cirandas em Manacapuru terá fiscalização especial para crianças e adolescentes

Ingrid Galvão

Espetáculo “Banzerê – Experimentações Sonoras” leva música amazônica contemporânea ao Teatro Gebes Medeiros

Ingrid Galvão

Inscrições para editais da Política Aldir Blanc no Amazonas vão até 1º de setembro

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais