Portal Castello Connection
BrasilSaúde

Após avanço no controle da gripe aviária, 17 países retomam importações de carne de frango do Brasil

O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores

(Foto: Reprodução/Internet)
(Foto: Reprodução/Internet)

Brasília – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta terça-feira (24), que 17 países já retiraram as restrições temporárias impostas à importação de carne de aves do Brasil após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Entre os países que liberaram novamente a entrada do produto brasileiro estão Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Apesar da retomada em parte dos mercados, algumas nações ainda mantêm restrições, em diferentes níveis. Segundo o Mapa, as suspensões de exportações brasileiras de carne de aves estão atualmente divididas da seguinte forma:

  • Suspensão total: Albânia, Argentina, Canadá, Chile, China, Filipinas, Índia, Macedônia do Norte, Malásia, Mauritânia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.

  • Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Bielorrússia, Cazaquistão, Coreia do Sul, Cuba, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia.

  • Suspensão apenas no município de Montenegro (RS): Catar, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.

  • Suspensão limitada por zona (regionalização): Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Nevis, Singapura, Suriname e Uzbequistão.

A regionalização segue os critérios técnicos estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC), permitindo que áreas sem registro da doença possam continuar exportando normalmente.

O Mapa afirmou que segue em diálogo com os países importadores, fornecendo todas as informações sanitárias necessárias de forma ágil e transparente, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e restabelecer plenamente os fluxos de exportação.

Fim do estado de emergência

O Ministério também publicou a Portaria nº 809, que declara o fim do estado de emergência zoossanitária no município de Montenegro. O alerta havia sido decretado em 16 de maio, com validade de 60 dias, para um raio de 10 km ao redor do foco detectado.

Com o encerramento do período de vazio sanitário e sem novos registros da doença, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas e notificou a OMSA, recuperando oficialmente o status de país livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade.

Relacionados

Rádio segue presente no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles, aponta pesquisa

Brasil 61

MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni para o 2º semestre de 2025

Thayná Sousa

Influenciador Jon Vlogs pode ser multado em quase R$ 10 milhões por banho em pirarucus em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais