O governo dos Estados Unidos ampliou a fiscalização sobre estrangeiros que possuem visto válido e informou que pode cassar qualquer documento já concedido mesmo de pessoas que estejam atualmente em território americano. A medida atinge turistas, estudantes, trabalhadores e até aqueles que ainda não viajaram, mas já têm o visto emitido.
De acordo com o Departamento de Estado, mais de 55 milhões de vistos em vigor em todo o mundo estão sendo revisados. Caso sejam constatadas violações das regras de imigração, os documentos serão revogados e os portadores poderão ser deportados.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Entre os principais critérios que podem levar à cassação estão: permanência além do prazo autorizado, envolvimento em atividades criminosas, ameaças à segurança pública ou qualquer ligação com organizações terroristas.
O órgão destacou que todos os portadores de vistos estão sujeitos a uma “verificação contínua” e citou ainda que manifestações de “antiamericanismo” passarão a ser consideradas na análise de solicitações e benefícios de imigração.
Outra medida recente envolve os pedidos de visto de estudante: solicitantes devem manter suas redes sociais abertas para monitoramento pelas autoridades americanas. Apesar disso, não foi confirmado se esse critério também será usado para a revogação de vistos já emitidos.
Segundo o Departamento de Estado, o número de vistos revogados em 2025 já é o dobro em comparação ao mesmo período do ano passado.
Ainda nesta quinta-feira (21/8), o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou a suspensão da emissão de vistos de trabalho para caminhoneiros estrangeiros, alegando riscos à segurança nas estradas e prejuízos aos trabalhadores norte-americanos.