O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, publicou nesta terça-feira (26/8) nas redes sociais acusações fortes contra o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamando-o de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”. A declaração se refere à saída do Brasil da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto), ocorrida no final de julho.
Em sua publicação, Katz associou Lula ao supremo líder do Irã, Ali Khamenei, incluindo uma imagem gerada por inteligência artificial que retrata o presidente brasileiro como um fantoche do líder iraniano.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O ministro afirmou ainda que, quando foi chefe da pasta de Relações Exteriores de Israel, considerou Lula persona non grata no país até que pedisse desculpas, em razão do que classificou como desrespeito à memória do Holocausto.
O post gerou repercussão internacional e reacendeu críticas sobre o posicionamento do Brasil em fóruns relacionados à memória do Holocausto e à política internacional de Israel.
Quando o presidente do Brasil, Lula @LulaOficial, desrespeitou a memória do Holocausto durante meu mandato como Ministro das Relações Exteriores, declarei-o persona non grata em Israel até que pedisse desculpas.
Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e… pic.twitter.com/O0rzmTYqPA— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) August 26, 2025