Portal Castello Connection
Saúde

Conitec recomenda que canetas emagrecedoras não sejam incorporadas ao SUS

O pedido de incorporação foi feito pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do Wegovy, cujo princípio ativo é a semaglutida.

(Foto: Reprodução/internet)

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou ao Ministério da Saúde que não incorpore ao Sistema Único de Saúde os medicamentos à base de liraglutida e semaglutida, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras. O pedido de incorporação foi feito pela farmacêutica Novo Nordisk, fabricante do Wegovy, cujo princípio ativo é a semaglutida.

Em nota, o ministério explicou que as decisões da Conitec consideram eficácia, segurança e análises de custo-efetividade, e destacou que a incorporação desses medicamentos teria um impacto financeiro estimado em R$ 8 bilhões por ano. A pasta ainda citou acordos de parceria entre a Fiocruz e a farmacêutica EMS para produção da liraglutida e da semaglutida em Farmanguinhos, visando à ampliação da oferta de medicamentos genéricos e à redução de preços.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Desde junho, farmácias e drogarias passaram a reter receitas de canetas emagrecedoras, incluindo também dulaglutida, exenatida, tirzepatida e lixisenatida. A medida, determinada pela Anvisa, tem como objetivo proteger a população de eventos adversos relacionados ao uso desses medicamentos fora das indicações aprovadas.

Entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Diabetes e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, alertam que o uso indiscriminado desses medicamentos representa riscos à saúde e dificulta o acesso de pacientes que realmente necessitam do tratamento. Elas também destacam que a venda sem prescrição, embora irregular, ainda é frequente, expondo indivíduos a automedicação e riscos desnecessários.

*Com informações Agência Brasil

Relacionados

Filha de Biel e Tays Reis é diagnosticada com febre aftosa; entenda a doença

Ingrid Galvão

Venda de canetas para emagrecimento agora exige retenção de receita médica em todo o país

Ingrid Galvão

Colgate retira do mercado creme dental após relatos de reações alérgicas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais