Portal Castello Connection
Brasil

Violência digital contra mulheres negras na política cresce e preocupa especialistas

O levantamento revela que esses ataques não são isolados, mas parte de um padrão sistêmico e coordenado.

Foto: Shutterstock

O Instituto Marielle Franco (IMF) lança nesta quarta-feira (27), em Brasília, a pesquisa “Regime de ameaça: a violência política de gênero e raça no âmbito digital (2025)”, que aponta o crescimento da violência digital contra mulheres negras no cenário político brasileiro.

O levantamento revela que esses ataques não são isolados, mas parte de um padrão sistêmico e coordenado. Entre os casos analisados, 71% das ameaças envolveram morte ou estupro, e 63% das ameaças de morte mencionaram diretamente o assassinato de Marielle Franco, configurando um alerta simbólico às mulheres negras que disputam ou ocupam cargos públicos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A maioria das vítimas é formada por mulheres negras cis, trans e travestis, LGBTQIA+, periféricas, ativistas, defensoras de direitos humanos, parlamentares e candidatas. A pesquisa sistematizou dados obtidos por atendimentos do IMF em parceria com Instituto Alziras, portal AzMina, coletivo Vote LGBT, Internet LAB, Justiça Global e Terra de Direitos.

Luyara Franco, diretora do IMF e filha de Marielle, afirma que “a violência que atinge cada uma delas é também uma violência contra a democracia. São mulheres que carregam a base que sustenta este país, mas continuam invisibilizadas”.

Entre as recomendações do estudo, está a criação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça, voltada a ações do Estado, Legislativo, sociedade civil e plataformas digitais, para proteger mulheres negras na política.

O Instituto Marielle Franco, criado em 2019 pela família da vereadora, busca defender sua memória, multiplicar seu legado e inspirar mulheres negras, pessoas LGBTQIA+ e periféricas a ocuparem espaços de poder sem medo.

Relacionados

Rádio segue presente no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles, aponta pesquisa

Brasil 61

MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni para o 2º semestre de 2025

Thayná Sousa

Influenciador Jon Vlogs pode ser multado em quase R$ 10 milhões por banho em pirarucus em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais