Portal Castello Connection
Amazonas

Casos de dengue no Amazonas caem 43% em 2025, segundo FVS-RCP

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a queda nos casos reflete o compromisso da Fundação e da população com medidas de prevenção

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Entre 1º de janeiro e 21 de agosto, o Amazonas registrou 3.687 casos de dengue, uma redução de 43,2% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 6.487 casos. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que monitora a doença nos 62 municípios do estado.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a queda nos casos reflete o compromisso da Fundação e da população com medidas de prevenção. “É fundamental intensificar as medidas de prevenção para garantir que essa redução se mantenha”, afirmou.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Elder Figueira, responsável pelo Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP, reforçou a importância do engajamento da população: “Precisamos manter a vigilância constantemente. Esse trabalho não é apenas do serviço público, mas também da população, que contribui ao eliminar depósitos de água que podem servir de criadouros para o mosquito.”

Perfil dos casos
A faixa etária mais afetada é de 20 a 39 anos, com 1.332 casos, seguida por 40 a 59 anos (867), 10 a 19 anos (645), menores de 10 anos (493) e acima de 60 anos (350).

Levantamento e monitoramento
Uma das estratégias de controle da dengue é o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), realizado trimestralmente nos municípios. O estudo identifica áreas de risco e permite respostas rápidas.

No segundo levantamento de 2025, que analisou o período de abril a junho, dos 62 municípios do Amazonas, 49 apresentaram circulação do mosquito: 2 em alto risco, 17 em médio risco e 30 em baixo risco para dengue.

Nos municípios de alto risco, a FVS-RCP intensifica ações de prevenção, oferecendo apoio técnico e logístico e supervisionando diretamente as equipes municipais para garantir a eficácia das medidas.

Relacionados

Estádio Carlos Zamith recebe finais da Taça das Favelas do Amazonas 2025

Thayná Sousa

Revisão gratuita do Pré-Vest UEA marca 3º Aulão Interativo neste sábado (30)

Thayná Sousa

Defensoria apresenta ações contra violência doméstica em evento do TJAM

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais