Portal Castello Connection
Amazonas

Setor da construção civil enfrenta escassez de mão de obra qualificada no Amazonas

Um levantamento da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) aponta que 96% das empresas do setor enfrentam problemas na contratação de mão de obra especializada.

(Foto: Agência Brasil)

A dificuldade em encontrar profissionais qualificados é um desafio constante para o setor da construção civil, tanto no Brasil quanto no Amazonas. Um levantamento da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) aponta que 96% das empresas do setor enfrentam problemas na contratação de mão de obra especializada, principalmente em áreas técnicas como elétrica, hidráulica e marcenaria.

No Amazonas, a Construtora Tec Obras confirma que essas funções estão entre as mais difíceis de preencher. Segundo Nathalia Lobão, gerente de Recursos Humanos da empresa, o mercado demanda profissionais com experiência comprovada para atender à crescente demanda do setor.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Além da qualificação técnica, a busca por trabalhadores multifacetados tem se intensificado. “Funcionários com múltiplas habilidades podem ser mais eficientes e versáteis, contribuindo para a produtividade e o sucesso dos projetos”, explica Lobão.

Para quem está começando na área, a orientação é investir tanto no conhecimento técnico quanto no desenvolvimento de competências comportamentais, como comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de seguir rigorosamente as normas de segurança.

A Tec Obras também investe na qualificação interna de seus colaboradores, oferecendo treinamentos sobre segurança, uso de equipamentos e boas práticas. Só neste ano, a empresa gerou 190 empregos diretos e indiretos. Muitos profissionais iniciam em uma função e, após treinamentos, conquistam novas posições dentro da empresa.

A construtora amazonense atua em obras residenciais, comerciais e industriais, além de projetos arquitetônicos, manutenção predial, pavimentação e saneamento, atendendo clientes da iniciativa privada e do setor público. A sede da empresa fica na Rua Ramos Ferreira, 2025, Praça 14 de Janeiro, em Manaus.

Relacionados

Avicultura cresce no Amazonas e já reúne mais de 25 mil produtores

Ingrid Galvão

Casos de dengue crescem no Amazonas; SES-AM reforça cuidados

Thayná Sousa

Shows nacionais e regionais completam programação do Festival de Cirandas 2025

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais