Portal Castello Connection
Brasil

Mudanças no PIX vão facilitar devolução de dinheiro em casos de golpe

O sistema do PIX será capaz de rastrear o caminho percorrido pelos recursos.

Nesta quinta-feira (28), o Banco Central (BC), anunciou mudanças no sistema PIX, com foco no fortalecimento do mecanismo de segurança que permite a devolução de valores a vítimas de fraudes, golpes ou transferências sob coerção.

Atualmente, a devolução dos valores só pode ser feita a partir da conta bancária que foi diretamente usada na fraude. No entanto, o Banco Central alerta que criminosos costumam repassar rapidamente os recursos para outras contas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Assim, quando o cliente faz a reclamação é comum que essa conta já não possua fundos para viabilizar a devolução”, explicou o Banco Central. 

Com as novas regras, que entram em vigor de forma opcional a partir de 23 de novembro e passam a ser obrigatórias a partir de 2 de fevereiro, o sistema do PIX será capaz de rastrear o caminho percorrido pelos recursos, mesmo após eles serem transferidos para outras contas.

Relacionados

TCU autoriza prosseguimento do asfaltamento da BR-319 com reforço na fiscalização ambiental

Thayná Sousa

Anac reforça regras para transporte de líquidos em bagagem de mão nos voos internacionais

Ingrid Galvão

COP30 em Belém: são esperados mais de 40 mil visitantes para fomentar setor de turismo

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais