Portal Castello Connection
Brasil

TCU autoriza prosseguimento do asfaltamento da BR-319 com reforço na fiscalização ambiental

A BR-319, a única rota terrestre do Amazonas para o restante do Brasil, é chamada de “Rodovia Fantasma” devido às suas condições deterioradas.

(Foto: Reprodução/JN

(Na quarta-feira (27), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu pela rejeição do pedido de anulação da licença prévia concedida pelo Ibama para a repavimentação do “trecho do meio” da BR-319, estrada que conecta Manaus a Porto Velho.

Embora os ministros do TCU tenham reconhecido a relevância estratégica da via, sugeriram que o Ibama e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aprimorem a governança ambiental em projetos futuros, garantindo uma maior atuação do Estado e a sustentabilidade das obras.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A licença, emitida em 2022 durante o governo Bolsonaro, havia sido contestada pela área técnica do próprio TCU. No entanto, o relator, ministro Walton Alencar Rodrigues, defendeu a manutenção da licença, argumentando que sua suspensão causaria “caos e dano para as populações” que dependem da estrada.

Ainda assim, a questão da licença está longe de ser resolvida. Em julho deste ano, a 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu suspender novamente a licença prévia.

Por outro lado, a Advocacia-Geral da União (AGU) sustenta a permanência da licença, argumentando que foram estabelecidas 29 unidades de conservação ao longo da rodovia, cobrindo 55% da área, com o objetivo de preservar a floresta.

Relacionados

MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni para o 2º semestre de 2025

Thayná Sousa

Influenciador Jon Vlogs pode ser multado em quase R$ 10 milhões por banho em pirarucus em Manaus

Ingrid Galvão

62% dos brasileiros acreditam que o país segue na direção errada, mostra pesquisa Ipsos

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais