Portal Castello Connection
Brasil

62% dos brasileiros acreditam que o país segue na direção errada, mostra pesquisa Ipsos

O índice coloca o Brasil no mesmo patamar dos Estados Unidos, onde a percepção de que o país está na direção errada subiu de 56% para 62% no último mês. A média global de insatisfação foi de 63%.

(Foto: Reprodução/divulgação)

Uma pesquisa global realizada pela Ipsos em 30 países aponta que 62% dos brasileiros acreditam que o país está na direção errada, enquanto 38% avaliam que o Brasil segue no rumo certo. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (28/8), mostra uma melhora em relação a julho, quando 66% dos entrevistados tinham percepção negativa. O índice coloca o Brasil no mesmo patamar dos Estados Unidos, onde a percepção de que o país está na direção errada subiu de 56% para 62% no último mês. A média global de insatisfação foi de 63%.

O estudo, chamado What Worries the World (“O que preocupa o mundo”), ouviu 25.177 pessoas entre 25 de julho e 8 de agosto de 2025. No Brasil e nos EUA, foram cerca de mil entrevistados cada, em amostras que, segundo a Ipsos, representam principalmente a população urbana, mais escolarizada e conectada, o que pode não refletir de forma exata a opinião de todo o país.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

No caso do Brasil, o crime e a violência aparecem como principal preocupação da população, citados por 42% dos entrevistados, um ponto a mais em relação a julho. Em seguida vêm pobreza e desigualdade social, com 35%, corrupção política e financeira, com 33%, e impostos, com 31%. A inflação foi mencionada por 29%, enquanto 19% destacaram a educação e 18% o desemprego. Mudanças climáticas foram apontadas por 11%, conflitos militares entre nações por 5% e controle imigratório por 1%.

A pesquisa também questionou os brasileiros sobre a situação econômica do país. Para 67%, a economia está “má”, enquanto 33% a consideram “boa”. Apesar do pessimismo, os números mostram uma leve melhora em relação a julho, quando 71% avaliaram a economia de forma negativa. Mesmo assim, a percepção negativa no Brasil segue acima da média global, que ficou em 62%.

No cenário internacional, países asiáticos se destacaram pelo otimismo. Em Cingapura, apenas 24% avaliam que o país segue na direção errada, enquanto 80% acreditam que está no rumo certo. Na Malásia, 72% enxergam os rumos de forma positiva e, na Índia, 64%. Já entre os países mais pessimistas, a França registrou 91% de percepção negativa sobre a economia, seguida pelo Japão, com 88%, e a Hungria, com 81%. Em termos de insatisfação geral com os rumos das nações, o Peru lidera com 90%, seguido pela própria França, com 89%, e pela Holanda, com 81%.

Relacionados

Influenciador Jon Vlogs pode ser multado em quase R$ 10 milhões por banho em pirarucus em Manaus

Ingrid Galvão

Projeto “Toca do Saci Itinerante” leva teatro e cultura amazônica a escolas de Macapá

Ingrid Galvão

Amapá registra avanço no desempenho de estudantes negros e de baixa renda após pandemia

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais