Portal Castello Connection
Amazonas

Casos de dengue crescem no Amazonas; SES-AM reforça cuidados

Os sinais de alerta incluem alterações na pressão arterial, dor abdominal e hemorragias (como sangramento gengival ou derrame ocular). 

(Foto: Divulgação)

O Amazonas registrou dois óbitos por dengue neste ano, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) orienta que, em casos leves, o atendimento deve ser buscado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), coordenadas pelas secretarias municipais.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Entre os municípios com maior número de casos de arboviroses de 1º de janeiro a 28 de agosto de 2025 estão: Manaus (3.301), Jutaí (1.148), Eirunepé (1.029), Atalaia do Norte (918), Envira (830), Tefé (813), Guajará (772), Tabatinga (675), Ipixuna (641), Benjamin Constant (545), Manacapuru (471) e Humaitá (433).

ATENÇÃO:

A principal medida para evitar arboviroses é eliminar focos de água parada, que servem de criadouros para os mosquitos transmissores.

No Amazonas, 44 municípios oferecem a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, como medida adicional de proteção.

Relacionados

Avicultura cresce no Amazonas e já reúne mais de 25 mil produtores

Ingrid Galvão

Shows nacionais e regionais completam programação do Festival de Cirandas 2025

Thayná Sousa

Ministério da Cultura alerta para risco estrutural em prédios históricos do centro de Manaus

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais