Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sonho Grande apontou que estudantes de escolas estaduais que oferecem ensino médio em tempo integral tiveram desempenho mais alto no Enem 2024 do que aqueles que frequentam unidades de turno parcial.
A análise, feita a partir dos microdados do exame aplicado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), revelou diferenças expressivas nos resultados. Na prova de redação, por exemplo, a média dos alunos do ensino integral foi 12 pontos maior em relação aos demais. Quando observadas apenas escolas com 100% das matrículas em tempo integral, a vantagem chega a 27 pontos.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Para a diretora-executiva do instituto, Ana Paula Pereira, os dados reforçam a importância da modalidade. “Esses resultados confirmam o que já vínhamos observando em outras pesquisas: alunos do ensino médio integral aprendem mais e ampliam suas oportunidades em relação aos de tempo parcial”, afirmou à Agência Brasil.
Segundo dados do Censo Escolar, entre 2022 e 2024, considerando todas as etapas da educação básica (educação infantil, ensinos fundamental e médio), houve um aumento no percentual de matrículas em tempo integral de 18,2% para 22,9%.
Escola em tempo integral
Lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Escola em Tempo Integral tem como meta criar cerca de 3,2 milhões de novas matrículas até 2026 em todas as etapas da educação básica. A iniciativa busca ampliar o acesso à jornada estendida como estratégia para fortalecer o aprendizado dos alunos e elevar os indicadores nacionais de qualidade da educação.