O governo federal deve anunciar até terça-feira (12) um plano de contingência para apoiar setores da economia prejudicados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. As medidas incluem concessão de crédito para empresas impactadas e aumento das compras governamentais, com prioridade aos pequenos produtores que dependem do mercado norte-americano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin discutem nesta segunda-feira (11) os últimos ajustes da proposta. Alckmin conduz as negociações com autoridades dos EUA e o diálogo com o setor produtivo nacional.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras entrou em vigor no último dia 6, por decisão do presidente dos EUA, Donald Trump. O aumento afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao país, o que representa 4% do total exportado pelo Brasil.
O governo também atua para ampliar a lista de produtos fora do alcance do tarifaço, que atualmente reúne cerca de 700 itens, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, além de motores, peças e componentes.