Portal Castello Connection
Política

Governo finaliza plano para apoiar exportadores afetados por tarifas dos EUA

As medidas incluem concessão de crédito para empresas impactadas e aumento das compras governamentais, com prioridade aos pequenos produtores que dependem do mercado norte-americano.

(Foto: Ricardo Stuckert)

O governo federal deve anunciar até terça-feira (12) um plano de contingência para apoiar setores da economia prejudicados pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. As medidas incluem concessão de crédito para empresas impactadas e aumento das compras governamentais, com prioridade aos pequenos produtores que dependem do mercado norte-americano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin discutem nesta segunda-feira (11) os últimos ajustes da proposta. Alckmin conduz as negociações com autoridades dos EUA e o diálogo com o setor produtivo nacional.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A tarifa de 50% sobre parte das exportações brasileiras entrou em vigor no último dia 6, por decisão do presidente dos EUA, Donald Trump. O aumento afeta 35,9% das mercadorias enviadas ao país, o que representa 4% do total exportado pelo Brasil.

O governo também atua para ampliar a lista de produtos fora do alcance do tarifaço, que atualmente reúne cerca de 700 itens, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, além de motores, peças e componentes.

Relacionados

Brasil avalia retaliação a tarifas dos EUA; Lula fala em relação “sem submissão”

Ingrid Galvão

Justiça italiana mantém deputada Carla Zambelli presa em Roma

Ingrid Galvão

Presidente Lula regulamenta TV 3.0 e define implantação da nova geração da televisão

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais