A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) de forma conjunta com a Polícia Militar (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) deram início, na segunda-feira (1º/09), a Operação Impacto em Codajás (a 240 quilômetros de Manaus). A ação tem como objetivo fortalecer o policiamento no município atuando no combate aos crimes de homicídios, tráfico de drogas, roubo, dentre outros.
As equipes desembarcaram na cidade no domingo (31/08) e iniciaram a operação, ainda, durante a noite de segunda-feira. A operação conta com reforço de policiais do Batalhão de Choque, das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da Força Tática e do policiamento convencional. As especializadas atuarão em apoio ao policiamento da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), vinculada ao 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“Assim como foi realizado em Coari, as tropas da segurança desembarcaram em Codajás para fortalecer ainda mais o policiamento no município. Enviamos além dos policiais, os sistemas dos programas RecuperaFone e também do Paredão, que já está operando nas novas viaturas, tendo como foco principal em retirar de circulação veículos com restrições de roubo e furto”, frisou o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.Outras ações
Nos últimos 30 dias, a Operação Impacto atuou em fortalecimento das ações das Polícias Militar e Civil em Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Neste período 11 pessoas foram presas, sendo nove em cumprimento de mandados de prisão e dois foragidos recapturados, além da apreensão de cinco adolescentes. Além disso, foram apreendidos oito quilos de entorpecentes e quatro motocicletas. As atividades também contaram com o apoio de aparatos tecnológicos, como o sistema “Paredão” e o programa “RecuperaFone”, que auxiliam na identificação e localização de veículos e celulares roubados.
Dentre as prisões destacou-se a de Evenilson de Oliveira Ferreira, 24 anos, identificado como o líder de um grupo criminoso. O suspeito estava com mandado de prisão em aberto, resultado de uma investigação realizada pela Polícia Civil, a partir da Delegacia Interativa de Coari.
Outras apreensõesAinda durante o período da operação, o trabalho integrado das Forças de Segurança resultou na apreensão de 18 armas de fogo, 80 munições e 10 aparelhos celulares. Também foram apreendidos dois carregadores, duas balanças de precisão, uma arma branca e cerca de R$220 em espécie.
Impacto
A Operação Impacto é realizada em Manaus, na região metropolitana, e também atinge os municípios do Alto e Médio Solimões. Somente neste ano, a ação atuou nas cidades de São Sebastião do Uatumã, Itacoatiara, Parintins, Novo Airão, além de Itapiranga e Nhamundá, entre outras.