Portal Castello Connection
Polícia

PF destrói 8 mil pés de maconha em operação no interior do Amazonas

O objetivo da ação foi confirmar denúncias sobre o cultivo ilícito e combater o tráfico de drogas em regiões remotas.

(Foto: Divulgação)

A Polícia Federal destruiu cerca de 8 mil pés de maconha durante a Operação Alvorada Verde, realizada na terça-feira (26/08) em áreas de mata fechada nos rios Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, e Curuçá, em Maués, no interior do Amazonas. O objetivo da ação foi confirmar denúncias sobre o cultivo ilícito e combater o tráfico de drogas em regiões remotas.

As investigações começaram a partir de informações recebidas sobre plantações de maconha nessas localidades. Segundo a PF, a operação teve caráter preventivo e repressivo, voltada à erradicação direta dos cultivos ilegais. A ação é considerada simbólica e estratégica, sendo a primeira erradicação na região após anos e ocorrendo em áreas historicamente sensíveis, palco de conflitos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A operação também marcou o uso do novo helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, além de contar com o apoio da nova base de aviação da corporação no Amazonas. Segundo a PF, o cultivo de drogas nessas regiões coloca em risco comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos vulneráveis, expostos à violência, coação e degradação ambiental.

A ação contou com apoio integrado de órgãos como CENSIPAM, FUNAI, ICMBio, Ibama e Força Nacional, reforçando a proteção ambiental, o respeito aos direitos dos povos indígenas e o enfrentamento aos crimes cometidos em áreas sensíveis da Amazônia.

Relacionados

PF deflagra operação contra garimpo ilegal e exploração de trabalhadores na Amazônia

Ingrid Galvão

Suspeito de atentar contra Dubarranco e filha é preso em Manaus

Ingrid Galvão

Operação desarticula organização criminosa com atuação interestadual e movimentação de R$ 10 milhões

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais