Portal Castello Connection
Polícia

PF destrói 8 mil pés de maconha em operação no interior do Amazonas

O objetivo da ação foi confirmar denúncias sobre o cultivo ilícito e combater o tráfico de drogas em regiões remotas.

(Foto: Divulgação)

A Polícia Federal destruiu cerca de 8 mil pés de maconha durante a Operação Alvorada Verde, realizada na terça-feira (26/08) em áreas de mata fechada nos rios Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, e Curuçá, em Maués, no interior do Amazonas. O objetivo da ação foi confirmar denúncias sobre o cultivo ilícito e combater o tráfico de drogas em regiões remotas.

As investigações começaram a partir de informações recebidas sobre plantações de maconha nessas localidades. Segundo a PF, a operação teve caráter preventivo e repressivo, voltada à erradicação direta dos cultivos ilegais. A ação é considerada simbólica e estratégica, sendo a primeira erradicação na região após anos e ocorrendo em áreas historicamente sensíveis, palco de conflitos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A operação também marcou o uso do novo helicóptero da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, além de contar com o apoio da nova base de aviação da corporação no Amazonas. Segundo a PF, o cultivo de drogas nessas regiões coloca em risco comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos vulneráveis, expostos à violência, coação e degradação ambiental.

A ação contou com apoio integrado de órgãos como CENSIPAM, FUNAI, ICMBio, Ibama e Força Nacional, reforçando a proteção ambiental, o respeito aos direitos dos povos indígenas e o enfrentamento aos crimes cometidos em áreas sensíveis da Amazônia.

Relacionados

Em Coari, Polícia Civil prende homem por abuso sexual contra filha de 11 anos e possível transmissão de IST

Thayná Sousa

Polícia Civil revela 1º caso de clonagem de biometria facial com IA no AM

Thayná Sousa

Interceptação da FAB apreende 380 kg de skunk no Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais