Três pessoas foram presas em Manaus na manhã desta terça-feira (2) durante a Operação Venenum Transit, da Polícia Federal, que investiga um esquema de tráfico internacional de drogas por meio de “mulas” que engoliam cápsulas com entorpecentes para levar ao exterior. Além das prisões preventivas, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas (SP).
A investigação começou após a prisão em flagrante, em 2 de novembro de 2024, de uma jovem que tentava embarcar para Paris levando um quilo de cocaína em cápsulas ingeridas. Ela passou mal antes da viagem e precisou de atendimento médico sob risco de morte, sendo detida durante a fiscalização da Operação Portão Oito, também da Polícia Federal.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo os investigadores, os detidos nesta terça-feira – um homem e duas mulheres – atuavam como aliciadores e organizadores de viajantes dispostos a engolir grandes quantidades de droga e levá-la à Europa. Há indícios de ligação do grupo com uma facção criminosa, responsável pelo fornecimento da cocaína, pelo financiamento e pelo controle logístico do transporte.
Os presos devem responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e falsidade documental, crimes que, juntos, podem ultrapassar 35 anos de prisão.
O nome da operação, em latim, significa “veneno passageiro” e faz referência à forma como a droga era transportada dentro do corpo dos aliciados.