Portal Castello Connection
Política

STF marca interrogatório de deputados do PL por suposto esquema de propina em emendas parlamentares

A audiência será realizada às 9h, na sala da Primeira Turma do STF, e contará com a presença dos deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE).

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quinta-feira (28) o interrogatório de deputados do PL que se tornaram réus por corrupção passiva e organização criminosa em um caso relacionado ao desvio de emendas parlamentares.

A audiência será realizada às 9h, na sala da Primeira Turma do STF, e contará com a presença dos deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE).

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A denúncia, aceita pela Primeira Turma em abril, foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo o órgão, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados teriam solicitado vantagem indevida de R$ 1,6 milhão para liberar R$ 6,6 milhões em emendas destinadas ao município de São José de Ribamar (MA). Entre as provas apresentadas estão mensagens obtidas pela Polícia Federal (PF).

O caso surgiu a partir de denúncia do prefeito Eudes Ribeiro, que relatou ter sido ameaçado e alvo de campanha de difamação para integrar o esquema.

O processo integra um conjunto de inquéritos ligados ao chamado “orçamento secreto”, envolvendo supostas irregularidades na liberação de emendas parlamentares sem transparência. Desde 2022, o STF vem estabelecendo regras mais rigorosas para o repasse desses recursos, incluindo investigações recentes de 964 emendas aprovadas entre 2020 e 2024 que não tiveram plano de trabalho cadastrado.

Relacionados

Projeto de lei propõe cursos gratuitos de maternidade para famílias de programas sociais em Manaus

Ingrid Galvão

Avião da FAB apresenta falha antes de decolar com Lula no Pará; presidente troca de aeronave

Ingrid Galvão

Vereador Rosinaldo Bual é preso por suspeita de rachadinha em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais