Portal Castello Connection
Brasil

Uso de pronome neutro em conferência de saúde gera discussão entre prefeito e professora

Em resposta, Maria Inês defendeu a prática como uma forma de promover inclusão no atendimento à população. Após o bate-boca, ela decidiu se retirar do evento.

(Foto: Reprodução/internet)

Uma discussão entre o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a professora Maria Inês da Silva Barbosa marcou a abertura da 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na quarta-feira (30). O desentendimento ocorreu após a professora utilizar pronomes neutros durante sua apresentação.

O prefeito criticou o uso da linguagem, classificando a fala como “doutrinação ideológica”. Em resposta, Maria Inês defendeu a prática como uma forma de promover inclusão no atendimento à população. Após o bate-boca, ela decidiu se retirar do evento.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, órgão independente da Prefeitura. Maria Inês é mestre em Serviço Social, doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP) e professora aposentada da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A repercussão do caso levou diversas entidades a se manifestarem em apoio à professora, incluindo a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), a Rede de Mulheres Negras do Nordeste e o Instituto Odara.

As organizações criticaram a postura do prefeito e defenderam o uso da linguagem neutra como forma de garantir o respeito às diferentes identidades. Também classificaram a situação como exemplo de violência política e desrespeito à liberdade de expressão.

Até o momento, a Prefeitura de Cuiabá não divulgou nota oficial sobre o caso. A conferência seguiu normalmente após o ocorrido.

Relacionados

Rádio segue presente no cotidiano de 79% dos brasileiros das metrópoles, aponta pesquisa

Brasil 61

MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni para o 2º semestre de 2025

Thayná Sousa

Influenciador Jon Vlogs pode ser multado em quase R$ 10 milhões por banho em pirarucus em Manaus

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais