Portal Castello Connection
Amazonas

Disputa para desembargador do TJAM tem 10 advogados inscritos

O prazo de inscrição se encerra nesta sexta-feira (31).

(Foto: Divulgação/TJAM)

Dez advogados (seis mulheres e quatro homens) se inscreveram no processo seletivo da OAB-AM (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas), que vai definir os seis nomes que disputarão a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O prazo de inscrição se encerra nesta sexta-feira (31). Cada candidato iniciou sua campanha no momento em que oficializou a participação no processo. A taxa de inscrição equivale a cinco anuidades da OAB-AM, totalizando R$ 4,4 mil.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A consulta direta à advocacia amazonense ocorrerá em 19 de dezembro, com votação em urnas eletrônicas. Os concorrentes poderão fazer campanha até 24 horas antes da eleição.

A disputa, referente ao Quinto Constitucional — mecanismo que destina vagas nos tribunais a representantes do Ministério Público e da advocacia — acontece após a aposentadoria do desembargador Domingos Chalub, em agosto deste ano. Chalub ocupava o cargo desde 2004 e se aposentou por invalidez permanente.

Neste processo, a OAB-AM formará uma lista sêxtupla composta por três homens e três mulheres, conforme o Edital nº 01/2025 – OAB/AM, que segue o critério de paridade de gênero previsto na Portaria 367/2025. Cada eleitor poderá votar em até três candidatas e três candidatos.

Após a votação, a OAB-AM encaminhará ao TJAM os nomes dos seis mais votados — três advogadas e três advogados. O tribunal, então, selecionará uma lista tríplice, que será enviada ao governador Wilson Lima, responsável por nomear o novo desembargador.

A Diretoria da OAB-AM divulgará, após o encerramento das inscrições, a relação dos candidatos deferidos e indeferidos, conforme análise da Comissão do Quinto Constitucional.

Relacionados

Parque Cidade da Criança em Manaus terá creche e praça molhada

Thayná Sousa

Prefeitura inaugura três centros de assistência a pessoas que vivem na rua

Thayná Sousa

Aluno se joga do terceiro andar de escola em Iranduba

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais