25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
EducaçãoEsportes

Abertura do Jogos Escolares do Amazonas é realizada nesta quarta-feira (17) na Arena Amadeu Teixeira

Mais de cinco mil atletas de 36 municípios disputam pelo pódio e pela chance de representar o estado na competição nacional.

Foto: Nilton Ricardo

A 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (17) na Arena Amadeu Teixeira. Mais de cinco mil atletas de 36 municípios disputam pelo pódio e pela chance de representar o estado na competição nacional.

A abertura ocorreu no bairro de flores, Zona Centro-Sul de Manaus, em grande estilo, com a tocha dos jogos olímpicos, um dos maiores símbolos mundiais do esporte. Quem carregou ela e acendeu a pira foi outro grande símbolo internacional, o campeão mundial de wrestling e amazonense Francisco Wilison, de apenas 15 anos.

“Eu me senti lisonjeado, nunca pensei que eu ia acender uma pira importante assim. Eu comecei sendo inspiração pra outros atletas e quero inspirar também” disse o campeão.

Ao todo, 5.600 atletas de 36 municípios participam da edição deste ano. Um deles é o Alberto Colares, de 17 anos. O jogador de futsal e finalista do ensino médio em Barcelos (406km de Manaus) estreia nos jogos escolares, mas pratica esportes desde a infância.

Ele enxerga a prática como um equilíbrio entre uma vida saudável, bem estar mental e os estudos. Filho de pai formado em educação física ele também sonha em se tornar um atleta profissional.

“Eu sei que não é fácil, tem que batalhar muito, mas meus pais me dão bastante apoio e aqui ninguém veio pra perder, nem a gente de Barcelos. Quero ir pra final” comentou.

A delegação de Barcelos foi uma das que mais trouxeram atletas com 112 estudantes, todos da rede estadual. Eles concorrem em diversas modalidades, como o atletismo.

Para o pedagogo e representante da organização, Aldelir Alves, o JEAS tem uma contribuição fundamental para o desenvolvimento social e cultural dos adolescentes.

“O desenvolvimento humano é algo que o esporte consegue fazer com muita facilidade. Além disso, muitos aqui almejam chegar a um nível técnico nacional. É algo que a gente espera que consigam” explicou o pedagogo.

Quem também esteve em peso foi a delegação de Manacapuru, município da região metropolitana de Manaus. São 86 atletas e treinadores que vieram para Manaus por causa dos jogos escolares. Um dos grandes destaques desta equipe é a participação dos estudantes da zona rural do município.

“O esporte é inclusão. A partir do momento que a gente inclui esses alunos passa a trazer dignidade e oportunidade pra eles. Na zona rural há muitas peças preciosas que podem ser lapidadas para o esporte” disse o dirigente da delegação de Manacapuru, Lindomar Gomes.

Nesta edição do JEAS, com alunos das redes municipal, estadual, federal e privada, as 20 modalidades disputadas vão ocorrer em 14 praças como escolas estaduais, a Vila Olímpica e campo do Oswaldo Frota.

As 20 modalidades disputadas vão acontecer em 14 praças, como escolas estaduais.

Os melhores colocados podem representar o Amazonas nos Jogos Escolares Brasileiros, além disso eles também podem receber o patrocínio do Governo Estadual como atletas de alto rendimento.

“Temos uma ação conjunta entre secretaria de educação e a de esporte para que esses alunos de alto rendimentos sejam encaminhados pra receber todo o apoio, por exemplo, em competições em outros estados ou países” disse a secretaria de Educação e Desporto do Amazonas, Arlete Mendonça.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Copa Verde: Amazonas FC inicia venda de ingressos para duelo decisivo

Redação

Seleção Brasileira será convocada em 7 de março para 2 jogos das Eliminatórias

Redação

José Aldo enfrenta Aiemann Zahabi no UFC 315

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais