Cerca de 300 quilos de queijo de coalho e dez quilos de anéis de lula foram apreendidos por fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) na manhã desta terça-feira (12), durante fiscalização no porto de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. Os produtos estavam em uma embarcação e não tinham selo de inspeção, impedindo a identificação da origem e a rastreabilidade.
Segundo o técnico de fiscalização agropecuária Samuel Bernardo, a ação integra o trabalho de combate à entrada de produtos de origem animal sem inspeção e à fiscalização de frutos hospedeiros da mosca-da-carambola vindos do Pará.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A Adaf reforça que produtos de origem animal de outros estados devem ter Selo de Inspeção Federal (SIF) ou certificação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que garantem que o alimento foi processado dentro das normas higiênico-sanitárias.
Por não ser possível comprovar a segurança para consumo, todo o material apreendido foi descartado no lixão de Parintins e destruído com o auxílio de uma retroescavadeira. O transportador recebeu Auto de Infração, além do Termo de Apreensão e Inutilização da carga.

