A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) anunciou que fará campanha de arrecadação de insumos e dinheiro em prol das pessoas afetadas pela catástrofe no Rio Grande do Sul. A arrecadação de doações começa nesta terça-feira (7) e vai até o dia 14 de maio.
Os deputados do AM fizeram um minuto de silêncio no início da sessão desta terça, em memória às vítimas da enchente. A data das doações na Casa Legislativa foi definida de forma a permitir que os servidores consigam doar e ajudar a suprir insumos como água, alimentos e produtos de higiene pessoal para os mais de 129 mil desabrigados no RS.
Durante discurso na tribuna, o deputado Rozenha (PMB) destacou que a catástrofe que aflige o RS é um alerta para o mundo e formalizou, ao Governo do Estado, pedido de repatriamento para os amazonenses que estão na região afetada.
“São imagens surreais, catastróficas, apocalípticas e até fazemos uma relação com o povo do Amazonas, que de uma certa forma é até mais acostumado com essas tragédias”, afirmou Rozenha.
O deputado relatou as dificuldades do Amazonas com a seca histórica e demonstrou preocupação com as mudanças climáticas que podem esgotar as matrizes econômicas do estado e afetar a subsistência de famílias amazonenses.
*Fonte: Acrítica