Portal Castello Connection
Polícia

Alexandre Pires é alvo de operação da PF por garimpo em terras Yanomami

O artista teria recebido pelo menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada. Entre os crimes investigados, está o de lavagem de dinheiro. 

Foto: reprodução

O cantor Alexandre Pires foi alvo de busca e apreensão, nesta segunda-feira (4), em uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga o financiamento e logística de garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami. O artista teria recebido pelo menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada. Entre os crimes investigados, está o de lavagem de dinheiro.

O cumprimento do mandado aconteceu em um cruzeiro, no litoral de Santos, onde o artista se apresentava. Na operação, que ganhou o nome de “Disco de Ouro”, a polícia rastreou as movimentações financeiras de uma mineradora investigada e chegou a outras contas bancárias, entre elas a do cantor.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

As investigações indicam que o minério seria declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba/PA, e supostamente transportado para Roraima para tratamento.

Porém, de acordo com os investigadores, esse processo seria somente no papel, já que o minério teria sido explorado do próprio estado de Roraima. Além disso, a rede incluiria ainda pilotos de aeronaves, postos de combustíveis e lojas de máquinas.

“Foram identificadas transações financeiras que relacionariam toda a cadeia produtiva do esquema, com a presença de pilotos de aeronaves, postos de combustíveis, lojas de máquinas e equipamentos para mineração e laranjas para encobrir movimentações fraudulentas”, destaca a nota da corporação.

A operação é um desdobramento de uma ação da PF deflagrada em janeiro de 2022, quando 30 toneladas de cassiterita extraídas da Terra Yanomami que se encontravam depositadas na sede de uma empresa investigada e estariam sendo preparadas para remessa ao exterior.

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Policiais são presos com mais de 70 kg de ouro no Amazonas

Thayná Sousa

Familiares de jovem morto em operação da Rocam realizam protesto em Manaus

Thayná Sousa

Operação em Manaus resulta na prisão de policiais e na apreensão de 55 barras de ouro

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais