Professores da rede pública de ensino do Amapá têm oportunidade de participar do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio), oferecido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ao todo, são 15 vagas disponíveis, sendo 10 de ampla concorrência e 5 reservadas para ações afirmativas.
As inscrições são exclusivamente online, de 1º a 30 de setembro, pelo site da Comissão Permanente do Vestibular da UFMG (Copeve/UFMG). A seleção será realizada de forma remota, com prova objetiva prevista para outubro de 2025, cobrando conteúdos de Biologia alinhados às diretrizes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para aprovação, o candidato precisa alcançar pelo menos 50% de acertos. Em caso de empate, serão considerados tempo de serviço no magistério público e idade.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O programa ProfBio, reconhecido pela CAPES e coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é realizado em rede nacional, envolvendo 28 instituições de ensino superior. O objetivo é qualificar professores de Biologia que atuam no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental, fortalecendo o ensino da disciplina em todo o país.
As aulas presenciais serão uma vez por semana, às sextas-feiras, no Campus Marco Zero do Equador, em Macapá. Os aprovados devem comprovar vínculo com a rede pública de ensino, conforme exigido no edital.