A Amazon anunciou que deve demitir até 30 mil funcionários corporativos a partir desta terça-feira (27), em uma medida para reduzir custos e ajustar o quadro contratado durante o auge da pandemia. O número representa cerca de 10% do total de 350 mil colaboradores corporativos, mas uma pequena fração do total de 1,55 milhão de empregados da empresa. A informação foi divulgada pela Reuters.
Os cortes atingirão setores como recursos humanos, dispositivos, serviços e operações. Gerentes receberam treinamento para conduzir as conversas e as notificações começarão por e-mail nesta terça-feira. O presidente Andy Jassy explica que os cortes são impulsionados por ganhos de produtividade e automação de tarefas repetitivas com inteligência artificial.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Segundo especialistas, a medida também busca compensar investimentos em infraestrutura de IA. Apesar das demissões, a Amazon projeta uma temporada de fim de ano movimentada, abrindo 250 mil vagas temporárias em armazéns.
A AWS, principal divisão da empresa, registrou vendas de US$ 30,9 bilhões no segundo trimestre, abaixo de concorrentes como Microsoft Azure e Google Cloud. As ações da empresa subiram 1,3%, fechando a US$ 227,11, e os resultados do terceiro trimestre serão divulgados na quinta-feira (30).

 

