Portal Castello Connection
Política

Amazonas aprova lei que autoriza mulheres a portar armas de choque para defesa pessoal

Mulheres maiores de 18 anos que residem no Amazonas poderão adquirir e portar armas de choque como forma de legítima defesa.

(Foto: Reprodução/internet)

Mulheres maiores de 18 anos que residem no Amazonas poderão adquirir e portar armas de choque como forma de legítima defesa. A lei foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 20 de agosto e sancionada nesta segunda-feira (15/9).

De acordo com a norma, as chamadas armas de incapacitação neuromuscular, limitadas a até 10 joules de potência, só poderão ser adquiridas mediante apresentação de documentos como identidade, comprovante de residência, certidão negativa de antecedentes criminais e laudo psicológico. Além disso, será exigida participação em um curso obrigatório ministrado por instrutores credenciados, que abordará desde efeitos da arma até regras de segurança, defesa pessoal e legislação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Autoridades da área de segurança e representantes da rede de proteção à mulher acompanharam a cerimônia de sanção. A delegada Priscilla Orberg, da especializada em crimes contra a mulher, considerou a medida um avanço, destacando que a lei fortalece o direito das mulheres de viver em segurança.

O novo marco legal entra em vigor em 90 dias, prazo para regulamentação e início da oferta dos cursos de capacitação.

Relacionados

Prefeito de Manaus vai apresentar ecobarreiras nos igarapés na COP30

Thayná Sousa

Eduardo Braga rebate acusações e diz que nova MP do setor elétrico vai reduzir tarifa de energia

Ingrid Galvão

Vereador leva pizza à Câmara de Manaus para cobrar cassação de colega preso por “rachadinha”

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais