Portal Castello Connection
Geral

Amazonas energia é condenada a pagar R$21 mil para cliente por cobrança abusiva

A concessionária cobrou uma suposta recuperação de consumo irregular.

Foto: Divulgação

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) confirmou a obrigatoriedade de a concessionária Amazonas Energia cumprir a Resolução Normativa ANEEL nº 414/2010 e respeitar os princípios do contraditório e da ampla defesa. A decisão foi proferida no julgamento da Apelação Cível nº 0432865-83.2024.8.04.0001, sob relatoria do Desembargador Airton Luís Corrêa Gentil.

No caso, uma consumidora contestou judicialmente a cobrança de R$ 21.699,48 referente a uma suposta recuperação de consumo irregular. Em primeira instância, o débito foi declarado inexigível, e a concessionária foi condenada a devolver os valores pagos, em modalidade simples.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Ao julgar o recurso, o TJAM concluiu que a Amazonas Energia não seguiu os procedimentos legais, como a emissão do Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI) e a realização de perícia técnica. O Tribunal reforçou que o fornecimento de energia, como serviço essencial, exige transparência e respeito aos direitos do consumidor.

A decisão também fixou que, na ausência de má-fé da concessionária, a devolução dos valores indevidamente cobrados deve ocorrer de forma simples. O acórdão destaca a necessidade de procedimentos administrativos adequados antes de imputar débitos aos usuários.

Com informações do Amazonas Direito

*Fonte: AM POST

Relacionados

Manausprev convoca aposentados e pensionistas nascidos em setembro para recadastramento

Thayná Sousa

Elevador da Glória descarrila e deixa mortos em Lisboa

Thayná Sousa

Defesa de Bolsonaro diz que não há provas contra ex-presidente em julgamento no STF

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais