Portal Castello Connection
CidadeDestaques

Amazonas lança campanha ‘Nunca Toque, Observe’ para proteger animais silvestres durante turismo

Entre as recomendações da campanha, a Amazonastur orienta que o turista jamais segure, persiga ou alimente animais com intuito de atraí-los para fotos.

Amazonas lança campanha 'Nunca Toque, Observe' para proteger animais silvestres durante turismo
Foto: divulgação

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) lançou a campanha “Nunca Toque, Observe”, que alerta sobre a aproximação entre turistas e animais silvestres. Com a ação, a instituição busca proteger as espécies durante o turismo no estado.

Entre as recomendações da campanha, o órgão orienta que o turista jamais segure, persiga ou alimente animais com intuito de atraí-los para fotos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Outra dica do órgão é que o turista deve optar por observar os animais em seu habitat natural, sempre respeitando a distância segura, além de estar acompanhado de profissionais qualificados.

Nos últimos anos, a Amazonastur realizou, em conjunto com diversos órgãos federais e estaduais, a intensificação da sensibilização sobre o turismo que envolve a proximidade com animais silvestres. A partir do mês de setembro, a instituição vai fortalecer a sensibilização junto às agências de viagens, com distribuição de materiais informativos.

Arara na Amazônia — Foto: Divulgação
Arara na Amazônia — Foto: Divulgação

Saiba como denunciar

 

Responsável por orientar o setor turístico sobre a legislação vigente e as boas práticas no turismo, a Amazonastur atua acionando os órgãos competentes para a fiscalização.

As denúncias de exploração ou maus-tratos de animal silvestre podem ser feitas por qualquer pessoa e devem ser realizadas por meio dos contatos do Batalhão Ambiental (92) 98842-1553 e da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (92) 99962-2340.

Orientações

 

A Amazonastur reforça que os turistas não comprem artesanato, bijuterias e adornos feitos com partes de animais silvestres, como penas, dentes, peles, couros, ossos e asas de borboleta; não tirem fotos ao lado de pessoas que ofereçam animais silvestres; optem por ver os animais livres e nunca encoste neles; não alimentem e não subam nos animais.

Lei federal

 

A lei federal que prevê punição com multa de até R$ 500 mil aos responsáveis por explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre, mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos, completa 15 anos, neste sábado (22).

*G1 Amazonas

Relacionados

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

VÍDEOS: Ônibus pega fogo na ponte Rio Negro, em Manaus

Ingrid Galvão

Trecho de ligação entre a avenida Autaz Mirim e a Solimões será interditado para obras de gás

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais