Portal Castello Connection
Educação

Amazonas lidera número de inscritos indígenas no Enem 2025

A maioria dos candidatos indígenas é formada por mulheres (55,6%).

(Foto: Divulgação)

O Amazonas registrou o maior número de participantes autodeclarados indígenas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 6.764 candidatos do estado se identificaram como indígenas no momento da inscrição.

Na sequência aparecem Pernambuco, com 4.525 inscritos, e a Bahia, com 3.450.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O levantamento do Inep aponta ainda que o total de inscritos autodeclarados indígenas no país aumentou 89% entre 2022 e 2025 — saltando de 19.980 para 37.489. Mesmo com o crescimento expressivo, os indígenas ainda representam 0,77%do total de 4,81 milhões de participantes confirmados neste ano.

A maioria dos candidatos indígenas é formada por mulheres (55,6%), enquanto homens representam 44,4%. Entre os participantes, 16.610 afirmaram que estão concluindo o ensino médio em 2025 — o dobro do registrado em 2022, quando 8.279 estavam nessa etapa. Outros 14.052 já finalizaram os estudos.

As instituições de ensino superior que adotam o Enem como critério de seleção e possuem cotas para candidatos indígenas podem solicitar documentação comprobatória, como declaração da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Aplicação das provas

As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em 1.804 municípios brasileiros. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.

No Amazonas, mais de 42 mil estudantes devem participar do exame. O governo estadual cedeu 225 escolas públicas, localizadas em Manaus e em diversos municípios do interior, para a aplicação das provas.

O Enem é composto por quatro provas objetivas — uma para cada área do conhecimento — e uma redação dissertativo-argumentativa. Os resultados podem ser utilizados para ingresso em universidades públicas e privadas, bolsas de estudo, financiamento estudantil, certificação do ensino médio e até processos seletivos em instituições portuguesas.

Relacionados

Enem 2025 registra alta de candidatos com 60 anos ou mais

Thayná Sousa

MEC destaca importância da Língua Portuguesa em data nacional

Thayná Sousa

Inscrições para concurso da Semed em Manaus terminam nesta quarta

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais