Portal Castello Connection
Amazonas

Amazonas recebe doses de antídoto para contaminação por metanol

Esta é a primeira vez que o Brasil adquire esse antídoto, por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O estado do Amazonas recebeu 32 doses do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol. A entrega foi realizada neste mês pelo Ministério da Saúde, como parte de um lote de 2.500 ampolas que foram distribuídas entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

O medicamento é recomendado para pacientes que ingeriram bebidas alcoólicas adulteradas com metanol — uma substância altamente tóxica, capaz de provocar complicações graves e até levar à morte.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Esta é a primeira vez que o Brasil adquire esse antídoto, por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o dia 13 de outubro, foram registradas 213 notificações de intoxicação por metanol no país, relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 32 casos foram confirmados e 181 ainda estão sendo investigados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas não registra, até o momento, nenhum caso suspeito ou confirmado.

São Paulo é, até agora, o único estado com óbitos causados pela substância: cinco mortes confirmadas e outros nove casos em análise.

Relacionados

‘Esquenta do Boi Manaus 2025’ começa nesta quarta-feira

Thayná Sousa

VÍDEO: Dupla armada rende clientes e assalta cafeteria em Manaus

Thayná Sousa

Temporal em Manaus derruba árvore e danifica telhado de escola

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais