O estado do Amazonas recebeu 32 doses do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol. A entrega foi realizada neste mês pelo Ministério da Saúde, como parte de um lote de 2.500 ampolas que foram distribuídas entre todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.
O medicamento é recomendado para pacientes que ingeriram bebidas alcoólicas adulteradas com metanol — uma substância altamente tóxica, capaz de provocar complicações graves e até levar à morte.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Esta é a primeira vez que o Brasil adquire esse antídoto, por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Até o dia 13 de outubro, foram registradas 213 notificações de intoxicação por metanol no país, relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 32 casos foram confirmados e 181 ainda estão sendo investigados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas não registra, até o momento, nenhum caso suspeito ou confirmado.
São Paulo é, até agora, o único estado com óbitos causados pela substância: cinco mortes confirmadas e outros nove casos em análise.

 

