Portal Castello Connection
Saúde

Amazonas registra cinco casos de coqueluche em 2024, aponta boletim

Dos casos confirmados, quatro são em Manaus e um em Iranduba.

Foto: Girlene Medeiros / FVS

Em 2024, o Amazonas registrou cinco casos confirmados de coqueluche , sendo quatro em Manaus e um em Iranduba, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Dos cinco casos, foram quatro crianças menores de 1 ano e uma na faixa etária de 1 a 5 anos de idade. Quatro dos pacientes receberam alta médica e um está internado em estado estável.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a orientação é que população busque atualizar a caderneta de vacinação das crianças e gestantes. “A principal forma de prevenção contra a doença é se imunizando, então faço um alerta aos pais e responsáveis que levem suas crianças para vacinar, assim como as futuras mamães”, disse.

 

A FVS-RCP reforça que os postos de vacinação dos 62 municípios estão abastecidos com a vacina Pentavalente, destinada a crianças de 2, 4 e 6 meses de vida, seguida de reforços com a vacina DTP. Esses imunizantes devem ser administrados em crianças com idade entre 2 meses de vida e menores de 7 anos. A DTPa também está disponível para gestantes.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça que os profissionais de saúde devem intensificar as medidas de atenção ao paciente, incluindo fortalecimento de triagem, diagnóstico e tratamento oportuno de casos da doença.

“Os profissionais de saúde devem ficar atentos a possíveis novos casos de coqueluche no Amazonas. Casos suspeitos ou confirmados são de notificação imediata. O manejo adequado de pacientes é de extrema importância para evitar agravamento dos casos”, destaca a diretora Tatyana.

O alerta epidemiológico destaca, ainda, a necessidade de reforço da vacinação de profissionais de saúde. A coqueluche é uma infecção respiratória contagiosa provocada pela bactéria Borderella pertussis. A principal forma de prevenção da doença é a vacinação.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Tratamento contra o câncer: Fundação Cecon vai receber novo acelerador linear

Thayná Sousa

Ansiedade lidera casos de dor no peito em pronto-socorros, aponta estudo

Ingrid Galvão

Manaus recebe 300 mil doses de vacina contra Influenza para campanha

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais