Portal Castello Connection
Política

Amazonas terá multas de até R$ 10 mil para casos de assédio sexual em locais públicos e privados

A proposta, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), agora segue para sanção do governo estadual.

(Foto: Igo Estrela)

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou um projeto de lei que prevê sanções administrativas para quem praticar importunação sexual, com multas que podem chegar a R$ 10 mil. A proposta, de autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), agora segue para sanção do governo estadual.

O projeto define como importunação sexual qualquer ato de natureza libidinosa realizado sem consentimento da vítima, seja de forma verbal, física ou não verbal, com a intenção de satisfazer a própria lascívia ou de terceiros. Segundo a deputada, mesmo sem violência física, o constrangimento e o dano emocional gerados precisam ser punidos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

As multas serão aplicadas aos infratores flagrados ou identificados, podendo dobrar em casos de reincidência ou se a vítima for criança, idoso ou pessoa com deficiência. Os valores arrecadados serão destinados a ações de proteção às mulheres, incluindo os Centros de Atendimento para Mulheres Vítimas de Violência no estado.

A lei ainda prevê programas de acolhimento psicológico às vítimas, medidas preventivas em locais de grande circulação, como treinamento de funcionários, cartazes informativos com os números de contato da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher, e a criação de um sistema integrado de registros oficiais para auxiliar na formulação de políticas públicas.

Relacionados

Lula e Trump se reúnem sobre tarifas de 50% dos EUA ao Brasil; acordo ainda não foi fechado

Ingrid Galvão

Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro lideram intenção de voto se Bolsonaro não concorrer, aponta pesquisa

Ingrid Galvão

Projeto que impede alterações na Bíblia será tema de audiência no Senado

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais