25.3 C
Manaus
29/03/2025
Portal Castello Connection
EducaçãoGeral

Amazonas terá representante em um dos maiores congressos Internacionais de Engenharia Forense

Considerado o maior e mais relevante evento da área, o congresso reunirá profissionais da Engenharia Civil de diversos países para discutir inovações e experiências no campo da investigação de estruturas, do desempenho de edificações e da patologia das construções.

Foto: Divulgação

O engenheiro civil Thiago Carvalho Maron, máster em Patologias Avançadas das Construções e sócio proprietário da empresa amazonense Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento, representará o Amazonas no 10º Congresso de Engenharia Forense, promovido pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis (ASCE), em Seattle (EUA), entre os dias 1º e 4 de novembro.

Maron abordará como tema de sua apresentação um fato ocorrido em um condomínio de Manaus em janeiro de 2023, quando o não cumprimento da Norma de Reformas provocou danos estruturais severos à edificação.

Considerado o maior e mais relevante evento da área, o congresso reunirá profissionais da Engenharia Civil de diversos países para discutir inovações e experiências no campo da investigação de estruturas, do desempenho de edificações e da patologia das construções.

A colaboração da Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento acontece no fato de que os Estados Unidos, apesar de serem uma referência em diversas áreas de estudo da Engenharia Civil, ainda possui um sistema de legislação e Normas prediais que aparentam estar aquém das que são aplicadas aqui no Brasil.

De acordo com Thiago Maron, uma vez que não há lei ou regramento federal nos EUA, ficando a cargo de cada estado estabelecer as diretrizes, eles buscam melhorias já existentes no setor.

“O caso do Edifício Liberdade, que desabou em 2012, na cidade do Rio de Janeiro, após uma obra em uma unidade, levou à criação da NBR 16280, que basicamente é protocolo que estabelece diretrizes sobre como executar reformas em condomínios. Essa norma tem sido essencial para ajudar os gestores a evitar acidentes”, explica o engenheiro.

Respostas

Além de compartilhar seu estudo de caso, Maron destacará na apresentação a atuação da Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento, empresa amazonense, pioneira no setor e que há mais de uma década atua junto aos síndicos e gestores prediais de Manaus para garantir o cumprimento das normas e evitar acidentes similares, com a aplicação dos conhecimento e métodos da engenharia para questões legais.

Ana Carolina Gaeta, sócia e gerente de projetos da Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento, ressalta ainda que o foco do congresso deste ano é “encontrar respostas”.

“Ao compartilhar nosso estudo de caso e as descobertas realizadas, queremos contribuir para o avanço da Engenharia Forense e aumentar a segurança e a confiabilidade dos projetos de engenharia para os nossos clientes”, declara Gaeta.

Talento amazonense

A Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamento é uma empresa amazonense, fundada em 2011 e que desde 2013 dedica-se exclusivamente ao ramo da Engenharia Forense.

Além da expertise em perícias prediais e manifestações patológicas na Engenharia Civil, atua com uma abordagem rigorosa e precisa identificando as causas e consequências de problemas estruturais em edificações residenciais e comerciais, especialmente auxiliando síndicos e gestores nas tomadas de decisões.

A Quartzo Engenharia Diagnóstica & Gerenciamentooferece um portfólio completo de serviços, incluindo o serviço de Assessoria Condominial em Engenharia em que síndicos e administradores prediais recebem orientações diretas para garantir a segurança da edificação e de seus usuários.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Primeiro alerta de cheia aponta previsão de normalidade, em Manaus

Redação

PcDs podem solicitar serviço de intérpretes de Libras de forma gratuita no Amazonas

Redação

Termina hoje prazo para entrar na lista de espera do Prouni 2025

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais