Portal Castello Connection
DestaquesSaúde

Amazonas vai ganhar mais 46 novos profissionais do Mais Médicos a partir de abril

Estado vai receber outros 69 médicos no primeiro edital de 2025 do programa. População amazonense conta hoje com 913 profissionais do programa em atividade.

Foto: Rafael Nascimento

O Amazonas receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais 46 profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos entre 10 municípios e sete Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade.

Atualmente, o Amazonas tem 1.059 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 913 delas ocupadas e 50 em processo de ocupação. Os profissionais atuam nos 62 municípios do estado e alcançam cerca de 2,1 milhões de habitantes.

Um dos indicadores do foco nas regiões onde há maior necessidade de atendimento é que 420 dos médicos no Amazonas estão fixados em municípios considerados de muito alta vulnerabilidade e outros 116 estão em regiões de alta vulnerabilidade.

NOVO EDITAL – O estado também foi contemplado no primeiro edital de 2025 do Mais Médicos, anunciado em março pelo Ministério da Saúde. O edital prevê a contratação de 2.279 profissionais em todo o país, sendo 69 destinados ao Amazonas. Esses profissionais atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas quando necessário.

Gestores municipais interessados em aderir ao programa devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até 24 de março. O resultado do edital está previsto para 8 de abril. No Amazonas, 29 municípios receberão contratações imediatas e 33 entrarão em cadastro reserva.

Em todo o país, o número de profissionais do Mais Médicos atendendo à população dobrou. Atualmente são 26 mil em atividade, enquanto em 2022 esse número era de 13,1 mil. Mais de 66 milhões de pessoas são beneficiadas pela iniciativa.

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO – Uma importante ferramenta que vai contribuir para a eficiência no atendimento é o e-SUS APS, o prontuário eletrônico do SUS. Gratuito, ele permite a integração das informações dos pacientes entre atenção primária e atenção especializada. Isso possibilita que os profissionais acompanhem o histórico de consultas, exames e tratamentos de forma rápida e eficiente, reduzindo o tempo de espera e garantindo um atendimento mais completo.

ACOLHIMENTO – O Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) segue até 11 de abril, capacitando 402 médicos formados no exterior para atuação no SUS. A maioria dos profissionais nasceu no Brasil: são 397 brasileiros e cinco estrangeiros. Entre os médicos deste módulo, 52,7% são mulheres e 57 vão atuar na saúde indígena.

Este MAAv, o primeiro de 2025, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), terá aulas sobre o SUS e temas prioritários para atendimento de populações vulneráveis na atenção primária, como equidade étnico-racial, saúde mental e o Bolsa Família. Ao fim do curso, todos os médicos participam de uma avaliação. Para ser aprovado, é preciso alcançar média mínima de 50%.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Casos de síndromes respiratórias no AM acendem alerta para bronquite

Redação

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

Redação

Termina hoje prazo para empresas negociarem dívida com União

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais