A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as empresas de telecomunicações, independentemente do porte, passem a integrar a plataforma “Não me perturbe”, que bloqueia ligações indesejadas de telemarketing e de crédito consignado. As companhias terão 60 dias para se adequar à regra.
O sistema, lançado em 2019 e mantido pela Conexis Brasil Digital (que reúne Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, além da Sky, Nio e instituições financeiras), fechou o primeiro semestre de 2025 com mais de 13 milhões de números cadastrados.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
De acordo com a Anatel, a obrigatoriedade amplia a proteção ao consumidor. Já o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari, destacou que a medida deve fortalecer a eficiência da iniciativa.
O bloqueio pode ser solicitado gratuitamente no site, aplicativo ou ainda nos Procons, e passa a valer em até 30 dias após o registro. A plataforma, no entanto, só restringe chamadas de telecomunicações e crédito consignado, não incluindo outros setores, como planos de saúde.