Comédia/Ação/Drama
Roteiro e Direção: Sean Baker
Com Mikey Madison, Yura Borisov e Mark Eydelshteyn.
EUA, 2024
Vídeo:
A história da cinderela em versão soft porn. Uma garota de programa se casa com o filho de um milionário. Mas o conto de fadas acaba no segundo ato.
O diretor e roteirista Sean Baker, que já havia nos apresentado Projeto Flórida, um belíssimo filme, volta à cena com Anora. Seu novo filme foi o grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes e está indicado para os Oscars de: Melhor Atriz (Mikey Madison), Diretor, Montagem, Ator coadjuvante (Yura Borisov) e Melhor filme.
O que nós temos aqui é basicamente uma releitura da Cinderela, com a coragem e ousadia que faltou à Uma Linda Mulher. Anora não tem pudor em mostrar cenas de sexo e nudez. Além dessa, há outra ousadia que mencionarei no final.
O filme nos apresenta como protagonista essa jovem trabalhadora, divertida, gananciosa e ingênua. Que acaba sendo vítima da sua própria ganância e ingenuidade. Há também a evidente crítica ao estilo de vida absolutamente burguês e alienado dos filhinhos de papais milionários, que permeia todo o primeiro ato. Ao tratar desse tema, Anora lembra um pouco Bling Ring, dirigido por Sofia Coppola. Ambos os filmes apresentam jovens que não têm a menor responsabilidade com nada, muito menos com os sentimentos alheios.
PRIMEIRO ATO
Para apresentar a protagonista, o filme mostra uma noite típica de trabalho de Ani, como ela prefere ser chamada. Trabalhando em uma boate como dançarina sensual, a jovem se mostra muito simpática ao fisgar os frequentadores do lugar para fazer danças particulares em lugares reservados, e cobrar mais caro por isso.
O número incontável de clientes da primeira noite mostrada no filme parece não ter importância, mas já vamos entender a estratégia de roteiro por trás disso. Ainda na primeira noite temos a apresentação de uma antagonista: Diamond, uma dançarina rival de Ani. Ela não chega a interferir na história, mas tem uma fala muito significativa, que em determinado momento calará fundo na protagonista. Mais para o fim do filme, Diamond também se envolve numa ótima e importante cena.
INCIDENTE INCITANTE
O incidente incitante pode ser um evento isolado. Mas nesse caso, é um fato que gera outros eventos que vão progredindo, ao longo do primeiro ato em um roteiro muito bem escrito.
Mais uma noite de trabalho, mas dessa vez a rotina de Ani é sutilmente diferente. Ela é apresentada a Ivan, um rapaz russo muito empolgado, que aparentemente será seu aliado. O ator Mark Eydelshteyn, apesar de representar um personagem fútil, que poderia facilmente cair numa caricatura barata e irritante, consegue imprimir simpatia e graça ao jovem alienado, nem chegamos a sentir raiva dele.
E se na primeira noite Ani atendeu a vários clientes. Na segunda ela fica apenas com o Ivan. Daí a estratégia do roteiro de diferenciar as duas noites. Nesse momento começa a progressão do incidente incitante:
Encontro com Ivan.
Fica a noite inteira com Ivan.
Outro dia Ani vai até a casa de Ivan e percebemos que ela não é apenas dançarina.
Anora faz um programa com Ivan.
No after sex, papo vai, papo vem, o rapaz revela que é filho de um bilionário russo muito poderoso.
4. Anora passa a noite de ano novo com Ivan.
Quando normalmente estaria trabalhando na boate.
5. Anora passa uma semana inteira com Ivan.
Depois de muito insistir com o gerente da boate para ser liberada, ela, Ivan e seus amigos vão para Las Vegas no avião particular do bilionário russo.
6. Anora e Ivan se casam em Las Vegas.
E esse é o chamado ponto sem retorno. Os 5 primeiros itens não significam necessariamente uma mudança na vida de Anora. Mas depois de juras de amor, muita insistência, e um diamante de 4 quilates, ela se convence a deixar o trabalho na boate e ir morar com Ivan.
Na boate, quando se despede das amigas (e da inimiga), Diamond profere “Eu te dou duas semanas.”
Uma regra fundamental de roteiro é “As coisas não são assim tão fáceis”. Os pais de Ivan descobrem o casamento e colocam os seus capangas, um mais atrapalhado que o outro, no encalço do casal, à fim de anular o casamento.
É interessante notar que os tais capangas funcionam como uma máfia, obedecendo a uma hierarquia. O mais poderoso é o Toros (antagonista), braço direito do bilionário russo nos EUA. Ele dá ordens para Garnik (antagonista), que por sua vez manda em Igor (antagonista), papel que rendeu a indicação ao Oscar de ator coadjuvante para Yura Borisov. O moço está realmente engraçado durante os silêncios constrangedores provocados por viver um conflito interno. Ao mesmo tempo que precisa “lutar” contra Ani, ele demonstra preocupação e um certo carinho por ela. Tornando-se, de certa forma, um aliado entre os antagonistas.
Os capangas chegam à casa de Ivan surpreendendo o casal de pombinhos. O rapaz consegue fugir, Ani tenta ir atrás, mas é impedida por Igor. Começa então a cena mais engraçada do filme. O momento em que Ani demonstra toda a sua resistência e contrariedade ao ser dominada por aqueles três homens. Sobra para os caros objetos de decoração e para o nariz de Garnik.
SEGUNDO ATO
Terminada a confusão, os 4 personagens, Ani + os capangas, saem por Nova York à procura de Ivan. Passam boa parte do segundo ato nessa busca, gerando boas cenas de ação e comédia.
CLÍMAX E RESOLUÇÃO
A ousadia do filme não se restringe às cenas de sexo e nudez. O que mais surpreende é o seu final, confirmando que não se trata aqui de um roteiro típico de Hollywood. Pode tornar-se incômodo por não estarmos acostumados à esse tipo de desfecho. Porém é o final mais condizente e adequado para o filme. Mas para conhecê-lo, você precisará ir até o cinema. Fique tranquilo porque você dará umas boas risadas.