Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização e o recolhimento de dois produtos alimentícios após análises laboratoriais apontarem inconformidades com a legislação sanitária. As medidas envolvem um suplemento proteico para atletas e um lote de canela em pó.
Um dos produtos afetados é o lote 2408J5 do suplemento 100% Full Whey, da marca Fullife Nutrition, fabricado pela empresa SFS Alimentos LTDA. De acordo com a Anvisa, testes realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed/Lacen-MG) identificaram a presença de glúten, com traços de trigo, cevada e centeio, mesmo com o rótulo indicando o contrário.
Além disso, foram encontradas alegações proibidas na rotulagem, que podem induzir o consumidor ao erro sobre os benefícios e composição do produto.
Canela adulterada
A Anvisa também ordenou o recolhimento do lote 371LAG2419 da Canela-da-China em pó, da marca Kinino, produzida pela empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A análise revelou a presença de amido, substância que não é característica da canela pura.
O produto também apresentou resultados insatisfatórios nos testes histológicos, além da detecção de materiais estranhos, tanto a olho nu quanto em microscópio — todos fora dos padrões exigidos pela legislação sanitária vigente.

As ações visam proteger a saúde do consumidor e garantir a segurança alimentar, conforme prevê a regulamentação da Anvisa. Os lotes devem ser retirados do mercado imediatamente.