Portal Castello Connection
DestaquesPolítica

Apagão foi causado por “erro técnico”, diz Ministro da Casa Civil

Chefe da Casa Civil diz que, desta vez, não houve descompasso entre oferta e demanda, como em apagões anteriores. Governo identificou sobrecarga no Ceará, mas ainda apura causas.

Foto: Reprodução

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (16) que o apagão que afetou 29 milhões de residências em 26 unidades da Federação nesta terça (15) foi resultado de “erro técnico, falha técnica” – e que o governo tem urgência para saber o que houve.

Ainda de acordo com Rui Costa, o Brasil tem “sobra de energia” atualmente e, por isso, o apagão não se assemelha a episódios anteriores já vividos pelo país.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda que oferta, o que levava ao colapso no sistema”, disse.

 

“Não é o caso nesse momento, nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios, nós temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então, não há razão nem de oferta nem de demanda”, comparou.

“Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade.”

As declarações foram dadas ao programa “Bom Dia Ministro”, realizado pela estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais