O Amazonas já possui 50% da energia elétrica restabelecida, após o apagão nacional que atingiu mais de 10 estados na manhã desta terça-feira (15). A informação foi confirmada pela concessionária Amazonas Energia por meio de nota encaminhada à imprensa.
A concessionária explica que a normalização da metade de sua carga se deu graças a uma geração interna da própria Amazonas Energia e da Usina Hidroelétrica de Balbina que deve suprir a demanda de energia elétrica do Estado ao longo desta terça-feira (15).
A Amazonas Energia ressalta que o linhão de Tucuruí continua inoperante pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) e que os municípios de Parintins e Itacoatiara conectados ao SIM permanecem sem energia nesta terça (15).
Já os municípios de Manacapuru, Iranduba e Presidente Figueiredo estão com as cargas prioritárias dos hospitais normalizadas.
O que diz o governo federal
Segundo comunicado do Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi constatada uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15).
Estados do Sudeste também foram afetados pela paralisação do serviço.
A interrupção ocorreu às 8h31, na interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, informa a nota
O ministro Alexandre Silveira determinou também a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada da distribuição de energia, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
*ACrítica