Alunos do Ensino MĂ©dio da Escola Estadual (EE) Senador JoĂŁo Bosco Ramos de Lima tĂŞm utilizado a tecnologia como aliada para estudar QuĂmica de uma forma diferenciada e atrativa. Por meio de aplicativos de realidade aumentada, os estudantes conseguem visualizar, na tela do telefone, os movimentos quĂmicos que antes sĂł eram ilustrados estaticamente nos papĂ©is dos livros.
Os aplicativos foram desenvolvidos pelo professor de QuĂmica da unidade de ensino, Filadelfo Coelho, durante a sua pesquisa de mestrado, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os apps auxiliam o docente a lecionar assuntos complexos. De maneira lĂşdica, as ligações que ocorrem na quĂmica orgânica, a transferĂŞncia de elĂ©trons entre elementos da tabela periĂłdica, reações moleculares e eletroquĂmica sĂŁo alguns dos assuntos que agora podem ser melhor compreendidos por meio da iniciativa do educador.
Com o acompanhamento do professor, os alunos baixam os aplicativos nos celulares deles. Filadelfo tambĂ©m traz consigo as impressões em papel dos itens a serem estudados, que sĂŁo distribuĂdas e lidas pelas câmeras de telefone dos estudantes.
No final, a ferramenta reconhece e apresenta, na tela do dispositivo mĂłvel, uma imagem em movimento que representa o item. As impressões tambĂ©m interagem entre si na tela do telefone, demonstrando, na prática, a interação quĂmica desejada em maior escala de visualização.
“No livro, esses assuntos sĂŁo visualizados de maneira estática, mas nĂŁo da forma que acontece na prática. Ter essa maneira de aprender Ă© muito boa, destrava a cabeça. Ao observar para onde vai o elĂ©tron, como que ocorre a reação, por qual motivo muda de cor, o conhecimento se constrĂłi de outra maneira”, destacou Filadelfo Coelho.
Participação dos alunos
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio, da unidade de ensino, participaram da rotina de estudos com os aplicativos. Atualmente, mais de 120 estudantes da 2ª série também estão tendo contato com a iniciativa. De acordo com o aluno Micael Neves, 17, que está tendo acesso à realidade aumentada pela primeira vez, a ferramenta aproximou os alunos da disciplina.
“Eu achava QuĂmica um assunto complicado, mas depois do aplicativo, comecei a gostar, me interessar mais. Eu e meus colegas ficamos curiosos no inĂcio e depois conseguimos visualizar e entender melhor o que acontece nas reações dos elementos quĂmicos”, destacou o aluno.
Pesquisa
O projeto desenvolvido na EE Senador JoĂŁo Bosco Ramos de Lima Ă© inĂ©dito na unidade, mas nĂŁo para o professor e nem para a rede estadual. Em 2019, Filadelfo já tinha utilizado a ferramenta de realidade aumentada na rotina escolar de alunos da 3ÂŞ sĂ©rie do Ensino MĂ©dio da EE Professora Enery Barbosa dos Santos, localizada no municĂpio de Nhamundá (distante 383 quilĂ´metros de Manaus).
Na Ă©poca, o experimento rendeu ao professor a publicação de um artigo na revista da IEEE Frontiers In Education, uma organização internacional que concatena iniciativas cientĂficas no campo educacional. Intitulado como “Case Study Using Augmented Reality for Teaching Organic Compound Reactions”, em tradução livre “Estudo de caso de realidade aumentada para ensinar reações orgânicas compostas”, o artigo fala sobre a experiĂŞncia de trabalhar realidade aumentada com os estudantes de Nhamundá.
Atualmente, na EE Senador JoĂŁo Bosco Ramos de Lima, o docente tambĂ©m coordena dois projetos cientĂficos vinculados ao Programa CiĂŞncia na Escola (PCE), com a participação de mais de 50 estudantes nas pesquisas realizadas.
*Fonte: AcrĂtica