30.3 C
Manaus
16/07/2025
Portal Castello Connection
ArticulistasMarcos De Bona

APOCALIPSE NOS TRÓPICOS – O poder ameaçador das igrejas evangélicas na política brasileira

E esse novo documentário funciona como uma continuação do Democracia em Vertigem. Porque a diretora continua abordando a política brasileira, mas agora por um viés religioso.

(Foto: Divulgação/Netflix)

Direção, roteiro e produção: Petra Costa.

Brasil, 2025

Acabei de assistir o novo filme da excelente documentarista brasileira Petra Costa. Seu filme anterior, Democracia em Vertigem, de 2019, que falava sobre o Impeachment da Dilma, foi indicado ao Oscar.

E esse novo documentário funciona como uma continuação do Democracia em Vertigem. Porque a diretora continua abordando a política brasileira, mas agora por um viés religioso.

Ela demonstra que a influência dos evangélicos na política brasileira é bem maior do que a gente pensa. E ela consegue fazer isso principalmente através do pastor Silas Malafaia, que dá depoimentos estarrecedores, que demonstram que ele é um completo sem noção.

Primeiro o filme mostra a importância das igrejas evangélicas na eleição do Bolsonaro. E lá pelas tantas, a Petra, que narra o filme, fala algo muito interessante baseado numa fala do próprio Malafaia, que constrangeu o Bolsonaro diante de toda uma igreja.

Abre aspas para a Petra “Deus escolheu as coisas loucas, fracas, vis e desprezíveis. Usando esses versos bíblicos, Malafaia inaugura um novo tipo de líder para o Brasil. Alguém cuja falta de capacidade, é justamente o que lhe permite se tornar um instrumento de Deus.”

O Malafaia aparece, sem nenhum pudor, dirigindo uma BMW, andando de jatinho e na sua casa, que parece ser muito confortável. Tudo isso, é claro, com o dinheiro do dízimo, pago por pessoas humildes.

Em um outro momento, ele diz que o senador que não aprovar o nome de André Mendonça para o STF, vai perder o voto dos evangélicos e não vai conseguir se reeleger. Sabemos que a política funciona assim. Mas o Silas Malafaia faz questão de escancarar tudo isso sem o menor constrangimento, pelo contrário, com muito orgulho e arrogância.

Tem que ter estômago para assistir a essas partes do filme. Porém o mais reconfortante é ver o começo da derrocada de um Bolsonaro completamente perdido e manipulado por Malafaia. Está tudo lá: os discursos golpistas, a derrota nas eleições e os “patriotas” vandalizando as sedes dos 3 poderes.

O documentário é tão bom quanto o Democracia em Vertigem e igualmente necessário. Apocalipse nos Trópicos chegou na Netflix no dia 14 de julho de 2025. No dia seguinte a PGR pediu a condenação do Bolsonaro.

Relacionados

Cuidar do dinheiro também é cuidar dos nossos idosos

Alon Hans

Educação Financeira: A chave para combater o endividamento e a inadimplência no Brasil

Alon Hans

Educação financeira: a chave para combater o endividamento e a inadimplência no Brasil

Alon Hans

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais