A condenação de Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo STF provocou uma mobilização de apoiadores nesta quinta-feira (11) em Brasília. Cerca de 50 pessoas se reuniram próximo ao condomínio onde o ex-presidente mora, realizando uma vigília em protesto à decisão da Corte.
Entre os presentes estava o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do Partido Liberal na Câmara, que falou aos manifestantes sobre a perspectiva de uma anistia para Bolsonaro, afirmando que o tema será discutido na Câmara na próxima terça-feira (16/9). Durante seu discurso, o parlamentar fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes e disse que o partido busca articulação junto a ministros do STF para contestar eventuais obstáculos do Executivo.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O ato, marcado por discursos e manifestações de apoio, também teve momentos de emoção, com vídeos que circulam nas redes sociais mostrando apoiadores chorando enquanto defendiam o ex-presidente.
No julgamento, a 1ª Turma do STF concluiu que Bolsonaro liderou uma organização criminosa com o objetivo de tentar um golpe de Estado após as eleições de 2022. A decisão teve quatro votos a favor da condenação Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin e um voto pela absolvição, de Luiz Fux, que não participou da fixação da pena. Apesar da gravidade da sentença, o relator aplicou atenuantes em razão da idade avançada do ex-presidente.
Bolsonaro é o primeiro ex-presidente do Brasil a ser sentenciado por envolvimento em um plano de golpe eleitoral.
Veja o vídeo: