Após decisão judicial derrubar a liminar que suspendia a matricula dos candidatos amazonenses classificados pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), a Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Proeg/Ufam) divulgou na tarde desta terça-feira (5) o novo calendário de matrículas para os novos alunos da instituição federal.
Conforme consta no documento a bonificação estadual de 20% está mantida. Segundo o calendário da Proeg, a lista com o resultado final dessa primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 20 de março, para os candidatos aprovados que submeteram a documentação entre o período de 7 até 15 de fevereiro.
Entenda
O juiz federal substituto Lincoln Rossi da Silva Viguni foi quem decidiu a favor da Ufam. Ele levou em consideração as nos danos globais que a retirada dos alunos da lista poderia causar a todo o sistema de matrículas vinculado ao Ministério da Educação e demais universidades federais no Brasil.
“A medida liminar não foi deferida seja pelo entendimento de inadequação da via eleita, seja porque o Juízo considerou a bonificação estadual constitucional”.
A cota regional de 20% na nota dos candidatos amazonenses que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram aprovados para a Ufam por meio do Sisu havia sido derrubada no dia 25 de janeiro pela juíza federal Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, em uma ação movida pelo candidato Caio Augustos Camargo Ferreira, no qual argumentou que a bonificação “prejudica o ingresso de estudantes de outras unidades da Federação, deixando mais longe o acesso ao curso desejado”.
*Fonte: Acrítica