Portal Castello Connection
Educação

Após STF derrubar porcentagem de cotas para alunos do Amazonas, UEA busca nova lei para manter a política

Supremo derrubou a reserva de 80% das vagas para alunos que fizeram o ensino médio no Amazonas, mas abriu brecha para a instituição de um percentual menor

Foto: divulgação

Após derrubada definitiva das cotas regionais da 80% pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informou em nota na noite desta quinta-feira (19) que buscará eleger uma nova legislação com o objetivo de preservar a cota regional e que atenda à decisão do STF.

À tarde, os ministros do Supremo decidiram não transformar o caso em “repercussão geral” e nem fixar um percentual máximo para a cota para alunos que fizeram os três anos do ensino médio no Estado.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Isso, na prática, abre a possibilidade de criação de uma nova lei que crie uma política de cotas com percentual de reserva de vagas abaixo de 80%.

Na nota, a UEA destacou que que o sistema de cotas regionais foi, durante os últimos anos, “instrumento fundamental para o ingresso de alunos da rede pública do Amazonas na universidade pública, bem como alunos oriundos de municípios do interior, democratizando o ensino superior no estado”.

Nesta sexta-feira (20), o reitor da universidade estadual, André Zogahib, vai conceder uma entrevista coletiva para falar sobre a decisão do STF e sobre as vagas para o Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS), que acontecem nos próximos dias 22, 23 e 24.

*Com informações de A Crítica

Relacionados

Ufam abre 46 vagas para professor substituto em seis municípios do AM

Ingrid Galvão

MEC divulga lista oficial de cursos superiores semipresenciais autorizados

Ingrid Galvão

Somente um em cada três estudantes valoriza o professor, indica pesquisa nacional

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais