Portal Castello Connection
DestaquesPolítica

Apresentaremos plano de enfrentamento ao crescimento do desmatamento na Amazônia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo irá apresentar um plano de enfrentamento e contenção do crescimento do desmatamento ilegal na Amazônia. “As coisas terão que ser feitas de forma legal; quem fizer ilegal, será punido”, disse Lula, durante transmissão semanal ao vivo nas redes sociais, denominada Conversa com o Presidente.

Ao listar ações que o governo federal irá adotar para evitar desmatamento ilegal e queimadas, o presidente citou a abertura de concursos para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em meio a críticas de um desmonte do órgão no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Nós vamos jogar muito duro, não só com os instrumentos de proteção que temos no Ministério do Meio Ambiente, mas com o Ministério da Justiça, Polícia Federal, se for necessário, com a própria Forças Armadas, para que a gente proteja nossa floresta de queimada, derrubada, madeireiros, garimpeiros e crime organizado”, declarou.

Na entrevista, Lula citou a Cúpula da Amazônia, marcada para 8 de agosto, em Belém, no Pará. De acordo com ele, o que os países querem é fazer da floresta “um instrumento com o mundo desenvolvido para que a gente possa se desenvolver e gerar emprego para as pessoas que moram na Amazônia”. Em sua avaliação, isso representa uma poderosa ferramenta de se fazer política econômica.

*Estadão Conteúdos 

Relacionados

Fux arquiva investigação contra Renan Calheiros por suspeita de receber propinas de empresário

Redação

Ex-prefeito Bi Garcia é multado pelo TCE-AM após ter contas aprovadas com “ressalvas”

Redação

Confira como vai funcionar comércio de Manaus na semana do Carnaval 2025

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais