Portal Castello Connection
Brasil

Aprovado projeto para portabilidade de conta-salário entre bancos

O projeto reforça direitos como o acesso claro à informação e a contratação de uma nova linha de crédito com juros mais baixos.

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 4.871/2024, que traz novas regras para aumentar a liberdade e a transparência nas relações entre consumidores e instituições financeiras. Agora, o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as principais mudanças previstas, está a implementação da portabilidade automática de salários, além da possibilidade de usar o débito automático para pagar compromissos financeiros entre diferentes bancos. O projeto também reforça direitos como o acesso claro à informação e a contratação de uma nova linha de crédito com juros mais baixos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A proposta determina que bancos de origem não poderão negar pedidos de portabilidade de rendimentos — como salários, aposentadorias, pensões e similares — sem uma justificativa objetiva e devidamente fundamentada. Uma vez solicitado, o processo deverá ser concluído em até dois dias úteis.

Outra novidade é que os clientes poderão autorizar o pagamento de empréstimos contraídos em uma instituição financeira usando os recursos disponíveis em outra, por meio de débito automático entre contas de diferentes bancos.

O texto também cria uma modalidade especial de crédito, com condições mais vantajosas, incluindo juros reduzidos em comparação ao mercado tradicional.

 

Relacionados

Lotofácil 3506: números e resultado do sorteio de hoje (07/10)

Brasil 61

Morre José de Paiva Netto, líder da LBV e referência em educação e ação social

Ingrid Galvão

Campanha “Eu sou pela micro e pequena empresa” reforça cobrança pelo reajuste do Simples Nacional no Congresso

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais