Durante a sessão plenária desta terça-feira (15), aprovados no concurso da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) se reuniram na galeria da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para cobrar novamente o governador Wilson Lima (União) sobre a convocação para as forças de segurança. O movimento ocorre quase 15 dias após Lima anunciar a convocação de mais de mil aprovados nos concursos da Segurança Pública.
O representante dos aprovados, Paulo Machida, afirmou que o chefe do Executivo “se comprometeu a chamar mais uma turma de 1 mil aprovados” da PM após convocar a primeira turma de mil em 2024. No dia 12 de fevereiro, 500 alunos-soldados da corporação foram convocados.
No início de fevereiro, durante a abertura dos trabalhos da ALE, Wilson Lima prometeu aos aprovados que cumpriria a promessa de convocar os aprovados remanescentes do concurso da PM. Machida pediu aos deputados que conseguissem uma resposta do governador e reclamou do tratamento dado aos outros 500 aprovados que não foram convocados.
“Nós tínhamos absoluta certeza de que seriam convocados os mil. Os senhores tem noção disso? Hoje nós temos pessoas desempregadas, pessoas passando necessidades, largaram carro, emprego, venderam seus bens. Pessoas que estão aptas em um estado que tem a necessidade de ter 15 mil policiais”, disse.
Plano de convocação
Na convocação dos mais de mil aprovados nos concursos da Segurança, Wilson Lima listou que seriam convocados 500 alunos-soldados, 120 alunos oficiais e 7 alunos oficiais da área da saúde da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM); 210 alunos-soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM): 126 profissionais da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM); 38 novos servidores para o corpo administrativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e 36 para a SSP-AM.
*Fonte: Acrítica